O escalão de SUB 14 é aquele onde a competição começa a ser mais formal: jogos com árbitros, campo e altura das tabelas às dimensões reais, aplicação das regras oficiais do jogo de Basquetebol; e como tal deve merecer por parte dos Treinadores uma atenção especial em virtude de ser uma fase de aprendizagem do jogo, fundamental para o desenvolvimento dos jovens atletas.
Neste sentido devemos:
· Reforçar nos jovens praticantes a importância do respeito por todos os intervenientes no jogo de Basquetebol;
· Ensinar e Aperfeiçoar os aspectos da responsabilidade individual defensiva, assumindo A DEFESA HxH como a estratégia basilar de todo o trabalho defensivo a desenvolver neste escalão; Nesse sentido
Aconselha-se a utilização exclusiva da defesa de HxH neste escalão.
· Utilizar o número máximo de atletas permitido por jogo, em todos os jogos, possibilitando assim, que todos, sem excepção, tenham uma participação o mais efectiva nos mesmos.
Tendo estes pressupostos sempre presentes, o regulamento a ser aplicado em todas as provas dos escalões de SUB 14 Masculinos e Femininos da AB PORTO, na época de 2009/2010 e seguintes é o constante das Regras Oficiais da FPB, com as seguintes alterações e ajustamentos:
A – A existência dos aparelhos de 24 segundos em jogos de SUB 14 Masculinos e Femininos não é obrigatória devendo, no entanto, ser da responsabilidade do cronometrista a determinação dos 24 segundos, sempre que o aparelho de 24 segundos não exista.
B – Art.º 1. - Definições
1.4.- Vencedor do Jogo
A equipa que tenha marcado um maior número de pontos no final do tempo regulamentar do 4º período ou, se necessário, do período suplementar, será a vencedora, excepto se uma equipa se apresentar com 9, 8, 7, 6 ou 5 jogadores (as). *
1.4.1.- Neste caso a equipa realizará obrigatoriamente o jogo, contudo os pontos correspondentes à vitória serão averbados à equipa que cumpriu o presente regulamento.
1.4.2.- O resultado do jogo será:
A equipa cumpridora vence por 20 – 0 se ficou em desvantagem no marcador no final do jogo ou em vantagem por menos de 20 pontos.
A equipa cumpridora vence pelo resultado final do jogo, se ficou em vantagem superior a 20 pontos no marcador.
1.4.3.- Sempre que o jogo for realizado nestas circunstâncias, à equipa que se apresentar com 9 ou menos jogadores será sempre atribuído 1 (um) ponto de classificação (derrota).
C – Art.º 12º – Equipas
12.2. – Cada equipa é constituída por um máximo de 12 (doze) jogadores membros da equipa qualificados para jogar e no mínimo por 10 (dez)*, um dos quais é o capitão.
D – Art.º 28º – Substituições
28.5.1.- Os jogadores que participaram efectivamente no primeiro período serão substituídos no segundo período por outros cinco jogadores que jogarão, por sua vez, todo o tempo deste período.
28.5.2.- Na segunda parte (terceiro e quarto períodos) as substituições e o tempo de cada jogador em campo estarão de acordo com o critério do Treinador.
28.5.3- No caso das equipas com menos de 10 (dez) jogadores*, nenhum jogador poderá jogar mais de três períodos de uma partida e terão de descansar no mínimo um período até final do terceiro período.
28.5.4.- À equipa que se apresentar num jogo com 12 (doze) ou 11 (onze)* jogadores para defrontar uma outra com um número de jogadores inferior a 12 (mas com um mínimo de dez), é facultada a possibilidade de utilizar somente o número de jogadores apresentado pela outra equipa.
28.5.5- Situação de excepção: se uma equipa ficar reduzida a menos de cinco jogadores em campo, por acumulação de faltas, ou por lesão evidente de um jogador, e se houver um só substituto no “banco” ele poderá substituir o jogador desqualificado, independentemente do tempo e períodos que tenha jogado anteriormente.
Se no banco estiverem dois ou mais substitutos, entrará em jogo o que tiver menos pontos marcados até ao momento.
Comentários:
Enviar um comentário